img125.jpg

Artesanatos

Empreender para novos mercados

É por meio do artesanato que parte importante da cultura baiana chega a outros Estados e a outros países. Esse trabalho desenvolvido pelas mãos habilidosas de artesãs e artesãos do nosso Estado é também fonte de renda para muitas famílias e comunidades que vivem deste ofício.
 

E como toda atividade empreendedora que promove o desenvolvimento econômico local, o Sebrae não poderia deixar de estar ao lado do artesanato baiano. Nosso papel é capacitar e apoiar essa produção em todo o Estado, para
que essas peças possam ampliar sua presença nos mais diversos mercados.


Há mais de uma década, atuamos junto ao artesanato local, que hoje apresenta seus produtos para públicos diversos (moradores das localidades, turistas e comerciantes). A produção atual segue critérios de curadoria que avaliam matérias-primas utilizadas, técnicas
aplicadas e temáticas abordadas. Esse processo contribui para estabelecer um alto padrão de qualidade, que se potencializa com a criatividade e o talento dos nossos artesãos.


Ao se estabelecer como parceiro deste segmento, o Sebrae também realiza diversas ações de acesso a mercado, a exemplo das rodadas de negócio, que permitem aos artesãos negociar diretamente com representantes de grandes empresas compradoras. As rodadas se configuram no maior evento de comercialização do artesanato no Estado.

 

Outras ações importantes desenvolvidas pelo Sebrae contam com parceria do Sistema Faeb/Senar. São iniciativas como o projeto Brasil Original – Edição Bahia, que estabelecem um diálogo com o artesanato baiano e suas manifestações culturais, técnicas e habilidades tradicionais. Essas ações se inserem nas atividades de renovação da experiência dos visitantes de oito regiões turísticas do Estado, estabelecendo a contextualização cultural através do olhar dos artesãos na interpretação das iconografias regionais.


Embalado pelo turismo local, o artesanato reforça a diversidade da identidade iconográfica de cada região. Sob o olhar do artífice e orientação técnica de especialistas, como designers e agentes de mercado, esta publicação reúne a produção de artesãos que se empenham no aperfeiçoamento de seus ofícios, gerando renda para suas famílias e comunidades, preservando e fortalecendo suas culturas.


Essa iniciativa oportuniza a divulgação e a comercialização do artesanato de referência da Bahia, e está em total consonância com a missão do Sebrae de promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo nesta atividade.


Talento e criatividade sempre estiveram nas mãos dos nossos artesãos. O que buscamos, ao longo desses anos, é agregar conhecimento para que seus produtos possam conquistar cada vez mais mercados, levando a Bahia mais longe nos olhares, experiências e recordações.

 

Jorge Khoury
Superintendente do Sebrae Bahia

O olhar e a fé

Falar de artesanato e de arte,
é enaltecer a simplicidade. É
incorporar riquezas e valores
que aparentemente não estão
tão visíveis.

 

É beber de fontes que não se esgotam em sua estética, transferindonos para um lugar singelo, leve e belo.

img171.jpg
Shadow
Um olhar; uma trajetória

Na minha trajetória, procurei,
como artista plástica e designer, ser observadora, estudiosa e curiosa.

 

O resultado foi a vontade de unir a arte e o design para contar histórias de meus ancestrais, revelando nossos símbolos, nosso cotidiano e a cor local.

Um olhar sobre; sujeitos e objetos

Lançar um olhar para o artesanato a partir da perspectiva da salvaguarda
dos ofícios artesanais, entendidos como patrimônio
cultural brasileiro, significa tentar compreendê-lo não apenas a partir de seus produtos, tampouco somente
a partir das técnicas utilizadas.

img208.jpg